Massagem

massagemO simples toque com as mãos já proporciona boas sensações ao indivíduo. Uma massagem então desencadeia uma série de efeitos positivos ao organismo, que melhoram a saúde e o bem-estar.

A massagem terapêutica consiste em aplicar manualmente ou sistematicamente manobras metódicas ao tecido corporal. Tais manobras têm por objetivo levar conforto, relaxamento e tratar algias específicas.

O toque das manobras promove efeitos que levam a desencadear funções estimulantes, influenciando assim nos estados fisiológicos, psicológicos e físicos do organismo.

Segundo estudos, a massagem terapêutica quando executada de maneira correta, promove efeitos mecânicos no organismo, como o movimento da linfa, de sangue venoso, e na mobilização de fibras musculares, tendões, pele e aderências. 

Há também os efeitos fisiológicos que são o aumento da circulação sanguínea e linfática, aumento do fluxo de nutrientes promovendo assim a remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, resolução de edemas e hematomas, estimulação nos processos de cicatrização, maior extensibilidade do tecido, alívio de dores, aumento e melhora do movimento das articulações, facilitação na atividade física, estímulo das funções viscerais e promoção do relaxamento local e geral.

Já os efeitos psicológicos são vistos como o relaxamento da mente e do corpo, o estímulo da atividade física, o estímulo sexual, alívio de dores, alívio do estresse e da tensão, e sensação geral de bem-estar.

De acordo com estudos, esses diversos efeitos adquiridos pela massagem terapêutica levam benefícios à saúde, como a melhora da hipertensão, úlceras, indigestão, distúrbios gastrointestinais, insônia, dores de cabeça, ansiedade e depressão.

Mas sem dúvidas, uma das principais queixas que levam a procurar os serviços de massagem são as dores nas costas, ocasionadas pela falta de tônus muscular. A principal causa é o estresse e a tensão acumulados, que geram músculos tensos e retesados, provocando consequentemente a dor. Nesse caso, a massagem tem o poder de melhorar tais sintomas por liberar a rigidez das articulações e dos músculos, substituindo por vezes o consumo excessivo de medicamentos.

A prática da massagem também pode ser associada a outras técnicas como a aromaterapia com o uso de óleos essenciais específicos, cromoterapia e musicoterapia, que em conjunto proporcionam benefícios gerais. 

Por isso, é importante destacar que o profissional avalie corretamente a queixa do cliente, onde será indicado o tratamento e as técnicas coadjuvantes corretas, visando solucionar o problema em questão.

 

Drenagem Linfática

drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático - uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo - a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal. 

Para entender melhor como ela age, é essencial conhecer as estruturas que compõe esse sistema, a linfa e os gânglios linfáticos:

O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.

As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem:

- Virilha;

- Axila;

- Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço);

- Abaixo da mandíbula e do queixo;

- Atrás das orelhas;

- Na parte posterior da cabeça.

 

Objetivos da drenagem linfática 

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células, o que pode ser ocasionado por um retardo da pessoa na produção da linfa, por exemplo, ou por dificuldades da absorção por parte das células. Com essa estimulação, há a diminuição do inchaço e melhora da celulite. O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada - uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

O transporte de gordura - principalmente na forma de triglicerídeos - e vitaminas é feito pela linfa do intestino e desemboca no fígado sendo metabolizado e mandando ao sistema circulatório os nutriente e volume sanguíneo de maneira balanceada. Por isso, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite e gordura localizada. 

Mas não se iluda, a drenagem linfática não emagrece por si só! Ela vai ajudar a reduzir medidas por acabar com o inchaço e eliminar toxinas do corpo. Mas para obter resultados mais efetivos será necessário abordar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e pratica de exercícios físicos. 

 

Como é feita a drenagem linfática

Para que seja eficiente, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. Quando feita de forma manual, os movimentos são leves, com pressão em bracelete.

Cada região do corpo pede movimentos diferentes, sempre terminando em algum gânglio linfático. Nas pernas, os movimentos são ascendentes: da perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho), da coxa até a virilha. Na barriga o movimento deve ser feito até a virilha. Já nos braços e tórax, os movimentos vão a caminho das axilas. 

Também é possível fazer drenagem linfática no rosto, sempre indo em direção aos gânglios linfáticos, dessa vez do pescoço. Por fim, o couro cabeludo também pode ser algo da massagem, principalmente em dois pontos: na parte alta do crânio e o segundo um pouco mais abaixo em direção as têmporas. 

A drenagem linfática pode ser feita com ajuda de aparelhos da endermologia, que possuem mecanismos de vácuo e rolamento - mas não é tão eficiente quanto a manual, uma vez que na última o profissional consegue inspecionar a área a ser massageada e trabalhar mais as áreas mais necessitadas. Para que seja mais eficiente, recomenda-se que o profissional faça o esvaziamento dos gânglios linfático, com movimentos circulares no sentido horário, antes de drenar a linfa em sua direção.

Outros tratamentos...

associados RPG Souchard

Depoimento de clientes