Funcional

O treinamento funcional é uma modalidade de exercícios que visa aprimorar a capacidade funcional, que é a habilidade de realizar atividades do dia-a-dia ou esportivas com eficiência e autonomia.

Para que o corpo se torne totalmente funcional, ele deve ser capaz de realizar e manter o equilíbrio em uma variedade de posições utilizando os sistemas responsáveis pelo movimento (sistema muscular, sistema tendíneo, sistema ligamentar, sistema de fáscias, sistema neural e sistema articular - denominados de cadeia cinética). Cada um destes sistemas trabalha de forma interdependente para permitir otimização estrutural e funcional. No caso de alguma falha por parte de um desses sistemas, compensações e adaptações ocorrerão, podendo causar sobrecargas nos tecidos, baixo rendimento e lesões.

A rotina regular de exercícios funcionais, aliada ao repouso e à alimentação adequados, pode prevenir o aparecimento de lesões e trazer muitos benefícios à vida dos seus praticantes.

Reabilitação de lesão do sistema músculo-esquelético decorrentes de doenças reumatológicas, ortopédicas (mesmo uma má postura); reabilitação de problemas neurológicos (como por exemplo AVC, doença de Parkinson), cardíacos, respiratórios, ginecológicos (por exemplo incontinência urinária, pré e pós-parto). Não há quase contra-indicações, uma vez que podemos adequar exercícios passivos ou ativos de acordo com fase da doença, avaliando a necessidade da utilização ou não de outro recurso. 

Até mesmo na fase aguda de algumas doenças, a fisioterapia convencional tem o papel de dar orientações posturais, ergonômicas e de atividades de vida diária prevenindo futuras lesões.

Benefícios

Proporciona o alívio da dor

Reequilíbrio muscular

Melhora da amplitude de movimento articular

Melhora da postura

Outros tratamentos...

associados RPG Souchard