Acupuntura

A acupuntura é uma das práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que se desenvolveu através da observação e interpretação dos fenômenos naturais. Mente e corpo equilibrados; esta é a principal filosofia da Acupuntura. Para atuar como acupunturistas, os profissionais devem ser graduados em uma área da saúde, como a fisioterapia.

Nas últimas décadas, um incremento progressivo da pesquisa em acupuntura trouxe provas científicas dos seus mecanismos neurobiológicos e das suas aplicações clínicas.

Fundamentos da Acupuntura
A MTC tem por base a integração e interação entre o ser humano e a natureza, a manutenção da saúde e a prevenção da doença, visando harmonizar o estado de saúde geral das pessoas. O estado de saúde corresponde a um estado de equilíbrio entre os cinco elementos e os dois aspectos opostos. Esse equilíbrio é o responsável pela harmonia entre corpo, mente e espiritualidade; sendo que, as doenças são vistas como uma ruptura com tal harmonia, por comprometerem as funções do organismo.

Os sintomas e sinais diagnosticados são interpretados como relacionados aos órgãos, vísceras, tendões, músculos, sistema circulatório, linfático, etc., constituindo, assim, as síndromes energéticas que indicam o tipo de desequilíbrio daquele corpo em dado momento. O diagnóstico é feito pela inspeção do corpo do paciente e análise do histórico emocional e de saúde deste.

A técnica de intervenção
A acupuntura visa à terapia e à cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos específicos.

É um método simples, pois utiliza um instrumental de fácil manuseio, a agulha, para promover um estímulo e obter como resposta o equilíbrio do organismo. Porém, é complexo, pois envolve um raciocínio com múltiplas variáveis a respeito do entendimento dos processos naturais e seu funcionamento.

Patologias abordadas
A Acupuntura trabalha com a estimulação de pontos específicos e é indicada para alterações dolorosas no sistema musculoesquelético, como é o caso das lombalgias, cervicalgias, dores articulares, hérnias de disco, dores de cabeça, entre outros. Atua também em algumas patologias como a artrite reumatóide, fibromialgia, asma, hipertensão, incontinência urinária, cólicas intestinais, AVC; e em alterações de sensibilidade e afecções psiquiátricas. De acordo com estudos, pode haver intervenção e resultados positivos com a acupuntura nessas e em outras patologias e afecções do corpo humano onde haja desequilíbrio.

Outros tratamentos...

associados RPG Souchard